segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

ESPECIAL VOLTA ÀS AULAS/ CALENDÁRIO PERMANENTE!!! TODO MUNDO PODE FAZER ...

 

CALENDÁRIO PERMANENTE DE CAIXA DE FÓSFORO... SUPER CRIATIVO, NÃO GASTA NADA, ATÉ QUEM NÃO TEM JEITO PARA ESSES TRABALHOS PODE FAZER. É SÓ QUERER FAZER A DIFERENÇA...
ENCONTREI ESSA SUGESTÃO http://reciclagemesucata.blogspot.com.br/2009/01/calendario-permanente-reciclado.html.

VAMOS LÁ...


O ANO LETIVO AINDA NÃO COMEÇOU EM MUITOS COLÉGIOS, MAS AS PROFESSORAS JÁ COMEÇAM A PREPARAR A SALA PARA A CHEGADA DOS PEQUENOS. TER UM CALENDÁRIO SEMPRE POR PERTO PODE SER MUITO ÚTIL, PRINCIPALMENTE SE ELE FOR GRANDE E FICAR EM UM LUGAR ONDE TODOS CONSIGAM VER. SEGUIR UM CALENDÁRIO É INTERESSANTE PARA ACOMPANHAR AS DATAS COMEMORATIVAS, AS ATIVIDADES DA ESCOLA (FEIRAS, APRESENTAÇÕES, GINCANAS ETC) E MARCAR OS PASSEIOS, PELOS QUAIS AS CRIANÇAS ESPERAM ANSIOSAMENTE.
NOSSA SUGESTÃO É TRANSFORMAR AS TRADICIONAIS FOLHINHAS COM OS DIAS DA SEMANA EM UM MODELO DURADOURO, OU MELHOR, ETERNO, CONFECCIONADO COM CAIXINHAS DE SABONETE. ELE AINDA PERMITE A APLICAÇÃO DE UMA BRINCADEIRA. (ESSAS PALAVRAS SÃO DA REVISTA QUE PUBLICOU O CALENDÁRIO)

VAMOS APRENDER COMO FAZER.

Materiais
  • 2 folhas de papel CARTÃO
  • 31 caixinhas de sabonete ou fósforo
  • velcro e cola quente. 








ABAIXO ALGUMAS SUGESTÕES DE PLANO DE AULA PARA TRABALHAR COM CALENDÁRIO...


Cada dia é sempre um novo dia 

CRÉDITOS http://cantinhoalternativo.blogspot.com.br/2010/01/trabalhando-o-calendario.html.

Conteúdo:
Grandezas e Medidas

Objetivos 
- Aprender sobre o funcionamento dos números num contexto específico: o calendário;
- Familiarizar-se com uma forma particular de organizar a informação, identificando a passagem do tempo apoiado no calendário;
- Utilizar o calendário como forma de organizar acontecimentos e compromissos comuns ao grupo, interpretando a série numérica, compreendendo certas regularidades das medidas de tempo, como dia, mês e ano.

Conteúdos
- Utilização dos números em diferentes contextos;
- Início da medição social do tempo;
- Localização, leitura, interpretação de informação matemática em calendários.

Idade: 4 e 5 anos

Tempo estimado:
As atividades propostas aqui podem se desenvolvidas ao longo do ano, de forma sistemática: diariamente, uma vez por semana, etc.

Material necessário:
calendário tipo folhinha com uma página para cada mês

Desenvolvimento das atividades:
As crianças vêem todos os dias calendários que contem informações de uso habitual, cabe à escola ampliar e sistematizar essas experiências para que todas as crianças possam dar sentido a uma prática.

O calendário pode ser utilizado para aprender sobre o tempo, mas também como fonte de informação e pesquisa para a leitura e registro de números.

Há diferentes tipos de calendários utilizados socialmente (folhinhas anuais, mensais, semanais) que podem ser utilizados com diferentes funções na escola. As atividades a seguir estão centradas na análise do modelo mais clássico e conhecido.

Atividade 1 - apresentação do calendário: localização da data 
Leve um calendário tipo folhinha para a roda do grupo. Pergunte quem tem um calendário parecido com esse em casa e como é utilizado. Explique que poderão consultá-lo em diferentes momentos: para colocar a data em alguma tarefa, para saber a dia do aniversário dos colegas, do passeio que a turma realizará ou ainda quando precisarem escrever algum número que não conheça.

Diariamente, uma das crianças (o ajudante do dia) será a responsável em localizar a data no calendário e escrevê-la na lousa para que seus colegas possam anotá-la em seus trabalhos. Inicialmente, é provável que você precise ajudar as crianças nessa tarefa, porém, é importante que progressivamente passem a realizar essa tarefa sozinhas,ganhando autonomia.

Encontrar e copiar a data, saber o dia, são atividades interessantes que acontecem ao longo do ano, no entanto, sabemos que aquilo que se faz rotineiramente perde o sentido e deixa de ser um problema para as crianças resolverem. Se você propõe, por exemplo, que a criança marque no calendário o dia de hoje com um X, no dia seguinte, para encontrar o número desejado, bastará olhar para o número que está logo depois do X. Desta forma, uma atividade que poderia ser rica e desafiadora transforma-se numa atividade mecânica que não beneficia a aprendizagem. Quando as crianças necessitam encontrar um número no calendário que não tem essas marca precisam colocar em ação diferentes procedimentos .

Atividade 2 – marcar a data de aniversário das crianças do grupo 
Leve o calendário para o centro da roda e ajude as crianças a marcarem a data de aniversário de cada uma. É possível que as crianças ainda não saibam as datas de seus aniversários, portanto, é importante que você consulte previamente as ficha de matricula de cada criança ou pergunte aos os pais ou responsáveis o dia do aniversário de seu filho.

Posteriormente, monte um quadro de aniversariantes da sua classe: coloque o nome, a data do aniversário e a idade de cada um.
Com o quadro pronto você pode propor questões como: - quantas crianças fazem aniversário no mês de março? --qual o mês que tem a maior quantidade de crianças fazendo aniversário?

Atividade 3 marcar e organizar as atividades e acontecimentos da rotina escolarO calendário é um instrumento importante também para organizar a rotina escolar. Novamente leve o calendário para a roda (você pode fazer essa proposta todo início de mês) e ajude as crianças a marcarem os acontecimentos e compromissos importantes do grupo para o ano, feriados, eventos organizados na escola, passeios, etc.

Atividade 4 – situações problema envolvendo a observação de características e regularidades das informações presentes no calendário 
Além da utilização do calendário como instrumento organizador dos acontecimentos e atividades do grupo como, marcar compromissos importantes do grupo, averiguar que dia será o seguinte, localizar as datas de aniversários das crianças, é possível, vez por outra, utilizá-lo para para calcular durações. Por exemplo: quando se deseja saber quantos dias faltam para um passeio, para um aniversário, quantos dias terão para ensaiar uma apresentação que estão preparando ou quantos dias se passaram desde que começou o mês. Você precisará contar junto com as crianças ou colocar uma situação problema para que resolvam.

Você pode propor situações do tipo: - Quantos dias faltam para o passeio para o jardim zoológico? - Vocês já sabem que ensaiamos toda terça-feira. Então, quantos dias teremos para ensaiar a quadrilha?-Propor que seus alunos observem a lua no céu durante certo período e marquem no calendário a data em que ela muda de fase .

As atividades de plantio, como a horta, também permitem trabalhar com a ideia de tempo. Observar qual a melhor época para o plantio de cada semente, calcular quanto tempo será necessário para a planta crescer, marcar os dias de chuva e sol em função da observação do desenvolvimento da planta, fazem parte das tarefas de um agricultor.

Avaliação - confecção de um calendário para o ano seguinte
No segundo semestre, depois de já ter trabalhado todo o primeiro semestre com o calendário, você pode propor que as crianças, dividas em grupos, sejam confeccionem um calendário para o ano seguinte.

Para escolher o tema para a ilustração peça que as crianças tragam para escola diferentes calendários e analisem conjuntamente quais são as temáticas de cada um deles. A partir daí cada grupo decide qual será o tema do seu calendário.

Ao confeccionar o calendário as crianças enfrentam problemas relativos a distribuição da informação, suas características e regularidades (sete dias por semana, a quantidade de dias em cada mês, etc.). Por exemplo: Por que a tabela começa sempre com um domingo, mas nem sempre a gente coloca um número ali? Por que alguns dias são vermelhos? Quantas folhas terá o nosso calendário? Para ajudar nessa reflexão você pode propor algumas questões: os meses tem um ano? Quantos dias tem uma semana? Quantas semanas tem um mês? Quantos dias tem cada mês? Quais meses tem 30 dias e quais tem 31? E fevereiro, quantos dias tem? Quantas semanas tem um ano?

Não se esqueça de prever momentos para a produção das ilustrações de cada mês.
Fonte: Site da Revista Nova Escola

créditos : Editora positivo.


Disciplina: Matemática
Conteúdo: Calendário 
Ano de ensino: 2ª ano
Tema: O calendário mensal.
Objetivo: 
Compreender os dias do calendário mensal.
Material: 
Caderno, lápis, borracha, envelope transparente e lápis de cor.
Conhecimento prévio: 
É necessário que os alunos tenham conhecimento do calendário e sua função social.

Atividade motivacional: 
Converse com a turma a respeito do uso de calendário, cite exemplos e faça com que as ideias e experiências sejam exploradas de forma que contribuam para a discussão coletiva. 
Questione: como sabemos em que dia da semana será nosso aniversário?
Encaminhamento metodológico: 
Com o calendário exposto na sala de aula, circule, com a turma, as datas comemorativas, as datas de aniversário, férias de inverno, enfim, deixe a imaginação fluir e explore este material ao máximo. Depois, apresente a atividade em folha, que deve ser preenchida com os dias, conforme o mês no qual será realizada e a data da atividade.
Após preencher o calendário, pinte o que se pede:

Todos os domingos de ROSA;
O dia de hoje com a cor VERDE;
O dia de ontem com a cor VERMELHA;
O dia de amanhã com a cor AZUL;
Se hoje é dia _____________, amanhã será dia _____________ .
E ontem foi que dia? __________________ .
Em que dia da semana foi o primeiro dia do mês? __________________ .
Esse mês tem quantos dias? ________________.
Há quantos domingos? ____________________.
E sábados? ______________________.
De um domingo para o outro são quantos dias? _______________.
Avaliação:
Nesta atividade, os alunos serão avaliados durante o processo de resolução da atividade individualmente, de forma diagnóstica.
- Segue sugestão de atividade para casa:
Peça ajuda aos seus pais e descubra o número do telefone da Anita. Para isso, siga as dicas:
- o primeiro algarismo está entre o 2 e o 4; 
- o segundo algarismo é igual ao primeiro; 
- o terceiro algarismo vem logo depois do 5;
- o quarto algarismo vem antes do primeiro algarismo que você descobriu;
- o quinto algarismo é o resultado da adição: 2 + 2;
- o sexto algarismo vem antes do 9;
- o sétimo algarismo está entre o 4 e o 6;
- o oitavo algarismo vem logo depois do 8;
E aí? Qual é o número do telefone da Anita?
RESPOSTA: 3362 4859
Agora, invente você um número secreto e traga para trocar com seus amigos da turma amanhã.
Quando os alunos trouxerem a atividade que criaram em casa, com os pais, coloque todas dentro de um envelope transparente e sorteie, para resolver coletivamente. Essa atividade pode ser digitada e resolvida ao final do dia, utilizando a lousa interativa, em que você pode ler as dicas e já colocar os números correspondentes.
Criado por Ana Paula Lohn e Fernanda França.

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