quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Facilitando a Alfabetização

"Facilitando a Alfabetização – Multissensorial, Fônica e Articulatória" 

A cartilha "Facilitando a Alfabetização – Multissensorial, Fônica e Articulatória", foi aprovada e reconhecida pelo Ministério da Educação. Foi testada em campo nas cidades de Brasília e Goiás. As autoras da obra: Maria Angela Nogueira Nico e Áurea Maria Stavale Gonçalves cederam os direitos autorais. A cartilha foi produzida com a mobilização de profissionais e voluntários da ABD, com recursos próprios vindos de sua forma de administração auto-sustentável.
Kit Completo - 2ª Edição
A cartilha atende aos profissionais da área de educação para suprir as principais dificuldades dos disléxicos, e vem acompanhada de um caderno multissensorial , que tem a função de estimular o visual, o auditivo, e o tátil sinestésico. Inclui um vídeo explicativo sobre o método, exercícios e aplicabilidade.

O material pode ser usado na alfabetização e re-alfabetização de qualquer individuo, seja ele portador de dislexia ou não.
O kit completo da Cartilha com o Caderno Multissensorial e o DVD poderá ser adquirido diretamente da ABD.
Preço R$ 160,00 (Cento e vinte reais) (*) mais despesas de frete para sua região.
(*) As despesas de postagem devem ser calculadas pela ABD de acordo com a região do destinatário e pagas junto ao depósito do pagamento da cartilha.
Forma de pagamento :Á vista – Em dinheiro ou cheque, ou ainda com depósito em conta bancária da ABD
Banco Bradesco – Agência 0614-9 – Higienópolis - Conta Corrente 20550-8 nominal a Associação Brasileira de Dislexia - CNPJ 53.588.851/0001-63.
Atenção: Após o pagamento, favor enviar um fax ou e-mail com o comprovante, especificando ser referente a compra da cartilha, com o nome do responsável pelo recebimento e endereço completo para envio.
Reserve a sua pelos telefones: 11-3258-7568 / 11-3231-3296 / 11-3237-0809 ou através do apoio@dislexia.org.br  informando nome completo, telefone e e-mail.


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Mitos

A NATUREZA FUNDAMENTAL DO AMOR DE UMA MÃE


O amor da mãe é fundamental para o desenvolvimento do cérebro da criança.
Varreduras arrepiantes que mostram o impacto real do amor: Cérebro da criança negligenciada é muito menor do que a de uma normal de três anos de idade


Neurologistas dizem que as últimas imagens fornecem mais evidências de que a forma como as crianças são tratadas em seus primeiros anos é importante não só para o desenvolvimento emocional da criança, mas também para determinar o tamanho de seus cérebros.

Ambas as imagens são imagens do cérebro de duas crianças de três anos de idade, mas o cérebro do lado esquerdo é consideravelmente maior, tem menos manchas e áreas escuras, em comparação com o da direita. Segundo neurologistas esta diferença considerável tem uma causa primária - a forma como cada criança foi tratada por suas mães. 

 
 
A criança com o cérebro maior e mais desenvolvido era cuidado por sua mãe com muito apoio e carinho ao seu bebê, informou o Sunday Telegraph. Mas a criança com o cérebro encolhido foi vítima de negligência grave e abuso. Segundo a pesquisa, publicada pelo jornal, o cérebro da direita é preocupante e carece de algumas das áreas mais fundamentais presentes na imagem à esquerda.

As consequências desses déficits são pronunciadas - a criança do lado esquerdo com o cérebro maior vai ser mais inteligente e mais propenso a desenvolver a capacidade social de empatia com os outros. Mas, em contraste, a criança com o cérebro encolhido terá uma maior probabilidade de se tornar viciado em drogas, envolver-se em crimes violentos, estar desempregado e ser dependente de benefícios do Estado. Além disso a criança também será mais propensa a desenvolver problemas mentais e de saúde.


Imagem: Medical Daily (Bruce D. Perry, MD, Ph.D Criança / Trauma Academy)

Mais em :
http://www.medicaldaily.com/articles/12936/20121029/chilling-brain-scans-show-impact-mothers-love.htm
A NATUREZA FUNDAMENTAL DO AMOR DE UMA MÃE

O amor da mãe é fundamental para o  desenvolvimento do cérebro da criança.

Varreduras arrepiantes  que mostram o impacto real do amor: Cérebro da criança negligenciada é muito menor do que a de uma normal de três anos de idade 

Neurologistas dizem que as últimas imagens fornecem mais evidências de que a forma como as crianças são tratadas em seus primeiros anos é importante não só para o desenvolvimento emocional da criança, mas também para determinar o tamanho de seus cérebros.
 
Ambas as imagens são imagens do cérebro de duas crianças de  três anos de idade, mas o cérebro do lado esquerdo é consideravelmente maior, tem menos manchas e áreas escuras, em comparação com o da direita. Segundo neurologistas esta diferença considerável tem uma causa primária - a forma como cada criança foi tratada por suas mães. 

A criança com o cérebro maior e mais desenvolvido era cuidado por sua mãe com muito apoio e carinho ao seu bebê, informou o Sunday Telegraph. Mas a criança com o cérebro encolhido foi vítima de negligência grave e abuso. Segundo a pesquisa, publicada pelo jornal, o cérebro da direita  é preocupante e carece de algumas das áreas mais fundamentais presentes na imagem à esquerda. 

As consequências desses déficits são pronunciadas - a criança do lado esquerdo com o cérebro maior  vai ser mais inteligente e mais propenso a desenvolver a capacidade social de empatia com os outros. Mas, em contraste, a criança com o cérebro encolhido terá  uma maior probabilidade de se tornar viciado em drogas, envolver-se  em crimes violentos, estar desempregado e ser dependente de benefícios do Estado. Além disso a  criança também será  mais propensa  a desenvolver problemas  mentais e de saúde.
 
Imagem: Medical Daily (Bruce D. Perry, MD, Ph.D Criança / Trauma Academy) 

Mais em : 
http://www.medicaldaily.com/articles/12936/20121029/chilling-brain-scans-show-impact-mothers-love.htm


Maior, Menor e Igual - Matemática

Para trabalhar a noção de "MAIOR", "menor" e igual com seus alunos de forma divertida! Olhe que legal!

Bolinha de Sabão - Fundo do Mar

Professora do AEE do programa Bolinha de Sabão Carolina Maiola trabalhando coordenação motora fina, quantidades e cores com o painel em feltro e botões com o tema Fundo do Mar, elaborado pelas Agentes de Apoio em Ed. Especial Silvana Vidal, Maristela da Luz, Abigail Cristina da Costa, Maria Cristina e Gerladina no curso de Produção de Materiais (palestrante Eliane Venturella).
Vídeo demonstrativo da atividade!

"Alimentação" neural em bebês até 3 anos

Este vídeo é do DVD Sparkabilities e tem como objetivo o entretenimento mas também desenvolver habilidades essenciais para a aprendizagem como reconhecimento, atenção, memória e estímulo visual. É um programa com base no cérebro para crianças até 3 anos. Ele alimenta os caminhos neurais que apóiam a aprendizagem.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Q1GSbqliRSw#! ou www.parkabilities.com

Fonemas /s/ e /z/

A Fonoaudióloga Aline Pedroni e sua paciente elaborando um caderno para treinar os fonemas /s/ e /z/.
 
Colando as atividades
Figuras com os fomenas correspondentes.

Desenvolvimento da fala e da linguagem

 DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DA CRIANÇA!

Fique atento ao desenvolvimento da fala e da linguagem do seu filho.

Se notar algo diferente ou surgirem dúvidas, PROCURE UM FONOAUDIÓLOGO, este é o profissional melhor capacitado para orientá-lo.

Acessem, curtam e compartilhem: https://www.facebook.com/DiaDiaFonoaudiologia

Seres Predadores no pregador de roupa!


CRIANDO COM PREGADORES DE ROUPA


 Seres Predadores!

Simples: faça o desenho do bichinho numa cartolina branca. Corte extamente ao meio, na horizontal e cole cada parte num dos lados do pregador.
A criatura que faz o papel de isca deve ficar colada por trás, na parte de baixo. Pode ser colado com cola bastão ou cola quente.
Invente mais animais e diveirta-se!!
 

segunda-feira, novembro 05, 2012

Trocar fonemas: até quando é normal?

Desvios de linguagem acontecem até os 5 anos. Saiba quais sons a criança deve aprender em cada idade

Fernanda Carpegiani

Falar “elado”, como o personagem Cebolinha, da Turma da Mônica, faz parte do processo de aquisição da linguagem e é normal até os 5 anos, quando os desvios e trocas devem desaparecer completamente. Saiba quando cada som já deve estar sendo pronunciado da forma correta:
 
Até os 3 anos:

/p/ como em pato;
/b/ como em bola;
/t/ como em teto;
/d/ como em dedo;
/k/ como em casa, quero;
/g/ como em gato, gol;
/m/ como em mamãe
/n/ como em nada;
/nh/ como em ninho;
/f/ como em feliz;
/v/ como em vaca.

Até os 4 anos:

/s/ como em sapo, céu, escola;
/z/ como em zebra, casa;
/ch/ como em xícara, chuva;
/j/ como em janela, gelo;
/tch/ como em tia
/dj/ como em dia
/r/ como em arara;
/R/ como em rato, carro;
/-R-/ como em porta, amor (dependendo da região).

Até os 4 anos e 6 meses
Encontros consonantais (planta, prato)

Fontes: Anelise Junqueira Bohnen, fonoaudióloga e presidente do Instituto Brasileiro
de Fluência, e Ignês Maia Ribeiro, fonoaudióloga e diretora Educacional do Instituto Brasileiro de Fluência – IBF

CEMESPI no teatro

CEMESPI  assite teatro na Marejada. Téspis Cia de Teatro apresentou “Lili Reinventa Quintana”. Confira nossa participação nas fotos!


Dislexia

Centro de leitura do cérebro não é exigente com a visão

Região cerebral é ativada mesmo quando cegos leem em braille, ou seja, visão e processamento de palavras são atividades separadas

The New York Times: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/centro+de+leitura+do+cerebro+nao+e+exigente+com+a+visao/n1238115793940.html

Texto normal ou braille, tanto faz: cérebro processa
palavras na mesma região
A parte do cérebro considerada responsável pelo processamento visual de texto pode não precisar da visão, relatam pesquisadores na revista “Current Biology”.
Essa região, conhecida como área de formação de palavras, processa palavras quando pessoas com visão normal leem. Porém, pesquisadores descobriram que ela também é ativada quando os cegos leem em braile.
“Não importa se as pessoas estão lendo com os olhos ou os dedos”, disse Amir Amedi, neurocientista da Universidade Hebraica de Jerusalém e um dos autores do estudo. “De um jeito ou de outro, elas estão processando palavras”.
A pesquisa refuta a crença, amplamente divulgada em livros didáticos, de que o cérebro é um órgão sensorial, onde várias regiões conduzem atividades dos diferentes sentidos, como visão, audição e tato.
Em vez disso, Amedi afirma que o cérebro é uma máquina de tarefas.
“O que sugerimos é que esta área constrói o formato das palavras, mesmo que a chamemos de área da formação visual de palavras”, disse ele.
Amedi e seus colegas realizaram exames funcionais de ressonância magnética em oito adultos com cegueira congênita, enquanto eles liam em braile.
Ele e seus colegas pertencem a uma pequena comunidade de neurocientistas tentando demonstrar que as regiões do cérebro são multissensoriais. Embora a teoria ainda não seja amplamente reconhecida, ela começou a ganhar aceitação na última década.
“Esperamos que este artigo seja mais um passo para convencer as pessoas”, disse Amedi. “Porém, nem mesmo 10 artigos seriam o bastante para alterar os livros didáticos. Isso pode levar mais uma década, até que possamos provar que não deixamos passar nada”.

Cão-guia


Dispõe sobre o direito do portador de deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão-guia.
Entre e confira a lei!!!! Dispinível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/Lei/L11126.htm
Os cães-guia auxiliam pessoas deficientes visuais a se locomover sem a ajuda de outras pessoas. Os cães-guia, um dos tipos mais familiares de trabalho canino, oferecem um serviço inestimável ao ser humano. Todos os dias, ajudam seus donos a chegar a vários lugares de maneira mais segura.

A maioria dos cães-guia é das raças retrievers labradores, retrievers amarelos ou pastores alemães. Estas três raças são caracterizadas pela inteligência, obediência, força e afabilidade e por isso são muito adequadas para o trabalho. As escolas de cão-guia criam seus cães com muito cuidado, escolhendo os pais com inteligência e habilidade especial de guia.

A primeira tentativa sistemática de treinar cães para ajudar a povos cegos veio ao redor de 1780 no hospital para cegos “Les Quinze-Vingts”, em Paris. Pouco depois, em 1788, Josef Riesinger, um fabricante cego de Viena, treinou um spitz tão bem que as pessoas freqüentemente duvidavam de que ele era cego.

A história moderna do cão-guia, entretanto, começa durante a primeira guerra mundial, quando milhares de soldados estavam retornando cegos, devido a gases venenosos. Um doutor alemão, Dr. Gerhard Stalling, teve a idéia de treinar cães em massa para ajudar àqueles afetados. Um dia, quando andava com um paciente pelo hospital, ele foi chamado urgentemente, deixando o seu cão na companhia do paciente. Quando retornou, ele teve a impressão distinta da maneira que o cão se comportava e como olhava o paciente cego.

Os instrutores de cão-guia procuram por diversas qualidades, incluindo: inteligência, vontade de aprender, habilidade de se concentrar por períodos longos de tempo, atenção a toques e sons, boa memória e excelente saúde.

O treinamento é um processo rigoroso tanto para o instrutor quanto para os cães, mas é também muito divertido. Para ter certeza de que os cães estão aptos ao desafio, a maioria das escolas os testa por um longo período antes de começar o treinamento. Os testes são projetados para avaliar o nível de autoconfiança, já que somente cães extremamente confiantes são capazes de lidar com a pressão da instrução de guia. Se um cão passa nos testes, começa o programa de treinamento imediatamente.

Os cães-guia aproveitam imensamente seu trabalho e ficam muito satisfeitos com um serviço bem feito. Porém, não há espaço para a diversão durante o dia de trabalho. Claro que o cão-guia brinca, se distrai e recebe elogios do seu acompanhante por realizar os percursos. Mesmo quando o acompanhante não precisa de assistência, um cão-guia dedicado ao serviço é treinado para ignorar distrações e não se mexer. Isto porque um cão-guia deve ser capaz de entrar no ambiente de trabalho do acompanhante ou ficar em locais públicos sem perturbar.

  E como devemos agir diante de um cão-guia?

- Primeiramente deve encará-lo como um cão que está trabalhando e não como um animal de estimação;
- Quanto mais ignorá-lo, melhor será para ele e para o seu dono;
- Não toque e nem acaricie o cão-guia, enquanto ele está trabalhando;
- Não tema o animal, ele foi treinado a não fazer mal sem motivos;
- Se você estiver acompanhado com o seu cão, controle-o para evitar acidentes quando passar perto do cão-guia;
- Não ofereça alimentos ao cão-guia;
- Quando se dirigir à pessoa cega, fale diretamente com ela e não fale com o cão-guia;
- Ao aproximar-se de uma pessoa cega, chegue pelo lado direito, deixando o cão-guia em seu lado habitual, o esquerdo;
- Não se antecipe ou pegue no braço da pessoa cega acompanhada de um cão-guia, sem antes conversar com ela;
- Nunca toque na guia do cão-guia;
Os cães-guia têm o mesmo direito que os seus donos, de ter o livre acesso a locais públicos.
 
O áudio recomendado está no seguinte endereço do portal do professor:
Inclusão
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1380

Cão Guia para Deficientes Auditivos 07/03/2012

Uma notícia na Folha de São Paulo informou que uma instituição de caridade britânica iniciou um projeto piloto para treinar e doar cães guia para crianças com problemas de audição. No último ano, a instituição Cães Guia para Surdos deu 12 cães para crianças deficientes e uma delas foi o xuxuzinho do James Cheung, o menino de 11 anos da foto.
O cãozinho do James é um labrador e se chama Kurt. O Kurt chama sua atenção quando ele precisa acordar de manhã, quando sua mãe o chama e em situações de perigo, como quando um alarme de incêndio dispara. O Kurt foi treinado para responder a certos sons e ordens e, segundo a família de James, seu comportamento mudou muito após a chegada do animal porque ele se tornou mais independente e confiante, além de ter desenvolvido um ótimo relacionamento com o bichinho. Há, então tá, né? Não podia ser mais da Vibe!
Na real essa é uma iniciativa americana e já se espalhou pelo mundo. Na Espanha (Catalunha), uma outra organização recupera os cachorrinhos de rua, dá o treinamento adequado e doa os bichinhos aos deficientes auditivos. Então é isso. O Vibe incentiva e fica na torcida para que esta onda de amor desinteressado chegue logo até o Brasil!

Fonte: http://vibedoamor.com/2012/03/07/cao-guia-para-deficientes-auditivos/

Educação Inclusiva!

domingo, novembro 04, 2012

Estimulação visual aliada a auditiva!

Veja que interessante esses vídeos elaborados para estimulação visual. Além da estimulação visual, também trabalha a auditiva.... Bom trabalho professor! Ah não esqueça de escurecer bem a sala!

wee see - collection one

 
Atividade com estímulos mais simples. Para inicair o trabalho.

wee see - collection two

Atividade mais elaborada, mais estímulos.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=nn25EUPGL0k&feature=relmfu


Gírias em Libras

Existem gírias na língua de sinais dos surdos?

Sim, existem várias. Algumas, inclusive, muito parecidas com as nossas. A modalidade visual-espacial, utilizada na língua brasileira de sinais (libras), permite expressar emoções, apelos e sensações. E, como qualquer outro idioma, ela não é universal e pode variar até entre grupos da mesma região, dando origem a uma linguagem popular, as gírias. "Assim como no português, também encontramos em libras algumas gírias que são usadas em vários estados do Brasil, enquanto outras têm seu uso restrito a uma determinada região, de acordo com a cultura de cada lugar", explica Walkiria Duarte, psicóloga e coautora do novo Deit-Libras. É por isso que muitas expressões não são reconhecidas por toda a comunidade surda. Mas isso tende a mudar com a publicação de dicionários e a difusão do curso de letras libras. Logo, um sinal poderá se tornar uma gíria comum no país todo, como "tá ligado?" ou "falô!", entre outras expressões orais que caíram na boca do povo.

Por Giselle Hirata - Revista Mundo estranho. 
Fonte: Libras.info


Preconceito

''Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.''

@[107572265932578:274:Albert Einstein]  - @[12534674842:274:Albert Einstein] Foi um físico e humanista alemão (14 de março 1879 – 18 de abril 1955), Autor da teoria da relatividade e de importantes estudos em ondulatória.''

Atividades de coordenação viso-motora

Professor de alunos Baixa Visão, essas atividades são excelentes para estimular a coordenação viso-motora. Para alunos Autistas ou Hiperativos também são excelentes, pois estimulam o foco e aumentam o tempo de consentração.
Podem ser realizadas de diversas formas: ponta fina como caneta, lápis 6B, giz de cera, dedo, tinta guache, canetinha, massa de modelar, corda, lã, etc.
 
 
 
 
 













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